Conheça a Scanuppia, a subida mais difícil do mundo
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Uma subida na Itália é considerada a mais dura do mundo ou, se não é a difícil do mundo certamente é a mais íngreme daquele país. A “Salita Scanuppia” começa na localidade de Besenello, próxima a Trento, dentro de uma reserva natural que abrange uma área de 580 hectares.
A estradinha com piso de concreto áspero começa na cota 200 metros sobre o nível do mar e termina no Monte Scanuppia, a 1.515 metros. São nada menos que 1.317 metros de desnível em apenas 7,5km de estrada com uma pendência média de 17,6%.
Mas o diferencial da subida são os trechos que atingem inacreditáveis 45%, isso mesmo 45% de inclinação máxima. Para se ter uma ideia da dificuldade, a lendária escalada ao Monte Zoncolan que já recebeu várias edições do Giro D’Italia tem 10,5km e 1.210 metros de desnível com média de 11,5% de inclinação.
Logo no início da subida da Scanuppia, pouco mais de um quilômetro do começo da estrada, uma placa de trânsito adverte de maneira bem clara o que vem pela frente. O trecho mais inclinado tem 2km de extensão e desafia o fôlego até dos mais treinados.
O local já recebeu algumas edições do “Scanuppia Day”, um evento cicloturístico que é permitido somente para mountain bikes. Os organizadores recomendam muito cuidado na hora de descer, já que os freios superaquecem. Não é aconselhado a escalada com bikes de estrada, pois nas bicicletas equipadas com freios tradicionais é muito comum o superaquecimento dos aros e os estouros de pneus.
Fonte Bike Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário