quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Manutenção da Corrente

Manutenção da Corrente


A manutenção da corrente da bicicleta é um assunto delicado, pois se trata do componente que transmite a força da sua pedalada para a roda traseira. Como ocorre aplicação de força sobre a corrente, ela se desgasta fácil e pode não funcionar adequadamente.


A aplicação de força sobre a corrente está da seguinte forma relacionada com o giro:

O desgaste varia conforme o clima da região, a proximidade com o mar, o uso na terra ou asfalto, a “delicadeza” nas trocas de marchas, etc.

Você pode verificar o desgaste da corrente em casa, sem a necessidade de ferramentas especiais, embora um medidor de desgaste na mão facilita o serviço. Com uma régua ou trena, em polegadas, faça a medição entre os elos, tendo como referência o pino de ligação do primeiro elo da corrente, e o pino que fica a exatamente 12 polegadas do primeiro.

Se a distância do pino for de até 1/16'' da polegada 12, a corrente ainda está boa. Conforme o desgaste ocorre, essa distância aumenta.

Se a distância do pino for maior que 1/16'' da polegada 12, está na hora de trocar a corrente, mas a transmissão, provavelmente, ainda não está danificada.

Se a distância for maior que 1/8'' da polegada 12, já devia ter ocorrido a troca da corrente. A transmissão começa a ficar comprometida, pois há desgaste dos pinhões e coroas.

Quanto maior a distância, a partir de 1/8'' da polegada 12, maiores os danos para pinhões e coroas. Neste caso, uma corrente nova vai ficar pulando entre as engrenagens, e a solução é trocar todo o conjunto de transmissão.

Verifique o desgaste da corrente, no mínimo, a cada 300 km, ou a cada 2 semanas de uso intenso.



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