terça-feira, 15 de maio de 2012

ENTENDENDO A TRANSMISSÃO

TRANSMISSÃO
A transmissão da bicicleta é o que faz todo o movimento das rodas. É composta de coroas, corrente, cassete, movimento central e pedivela.



CASSETE
O cassete é constituído de varias engrenagens que ficam presas no cubo traseiro. Podem possuir 6, 7, 8, 9 e 10 engrenagens, sendo as mais populares no mountain bike as de 8 e 9, e no speed de 10. Uma maior quantidade de engrenagem resulta numa maior possibilidades de combinação com as coroas, que são normalmente 2 ou 3. Ao multiplicar o número de engrenagens do cassete com o número de coroas, obtemos a quantidade de marchas da bicicleta.

As diferenças entre os cassetes é basicamente o material usado, a quantidade de engrenagens, a quantidade de dentes dessas engrenagens e o preço. Quanto mais leve o cassete, mais caro ele custará, como costuma ser com todas as peças de bike.

PEDIVELA
O pedivela são os braços onde são presos os pedais e coroas da bicicleta. Podem ter diferentes comprimentos, normalmente 17 cm em bike de mountain bike. Quanto maior o braço, maior a alavanca na pedalada, o que vai ser uma escolha de acordo com o tamanho das coroas e até as características físicas do ciclista. E existem pedivelas específicos para uma, duas ou três coroas.

COROAS
São as engrenagens presas ao pedivela. Popularmente no mountain bike, vão de 22 a 44 dentes, mas podem ser encontradas também algumas menores de 18 e 20 dentes e maiores de mais de 50 dentes. A diferença entre elas, além do tamanho é o peso e o material usado: aço, alumínio ou uma mistura de carbono com alumínio.

CORRENTES
As correntes ligam as coroas aos cassetes e fazem a transferência da força da pedalada para as rodas. Possuem como diferença material e peso. Algumas delas possuem designs "vazados" para diminuição do peso, porém comprometendo sua resistência. Uma diferença ainda mais importante é o uso da tecnologiapower-link, onde é possível abrir a corrente sem necessitar de chaves especiais.

MOVIMENTO CENTRAL
É o rolamento que encaixa no centro do quadro, na junção entre o tubo de selim e os dois tubos de baixo do quadro. É onde é encaixado os braços do pedivela.

Trilheiros da Serra Martins

Nenhum comentário: