sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bicicleta - Brincadeira que faz bem!

Além de divertir, esta atividade física ajuda seu filho a melhorar a coordenação motora, a noção espacial e o equilíbrio.

Bicicleta - Brincadeira que faz bem!

Pedalar é uma atividade divertida que pode ser feita por toda a família. De fácil acesso - quem não tem uma bicicleta pode alugar nos parques de várias cidades - exige apenas disposição e fôlego (que melhora com a prática constante da atividade).

Andar de bicicleta também é uma maneira de incutir nos pequenos o gosto pelos exercícios físicos sem obrigatoriedade. Ao contrário das muitas atividades que eles têm durante a semana - algumas obrigatórias e pouco prazerosas -, pedalar é brincadeira das boas, para todas as idades.

Outro fator importante é o desafio individual que o aprendizado impõe. Além disso, colabora para o desenvolvimento , melhorando a coordenação motora, o equilíbrio.

"Por ser um exercício aeróbio , reforça a capacidade cárdio-respiratória e o condicionamento físico, trabalhando especialmente a musculatura das pernas, e ajuda a controlar o peso, um problema cada vez mais atual", explica a professora de educação física Sonia Regina de Carvalho Perrone*.

A partir dos dois anos de idade, o objeto bicicleta já começa a atrair a curiosidade do baixinho, mas só por volta dos seis anos, quando a coordenação está mais desenvolvida, ele consegue se divertir com mais segurança e estabilidade . Nesta fase também ganha noção espacial, o que lhe dá condições melhores para percorrer determinada distância, fazer curvas e fugir das "armadilhas" que o fizeram cair.

Se cair, tudo bem, faz parte do jogo. "O importante é estimular e colocar a criança em contato com outras da mesma idade que também estejam aprendendo", diz a professora.

E atenção: para que seu filho brinque em segurança é necessário escolher um local adequado para pedalar - ciclovias, parques, calçadões. Jamais a rua! Também é necessário adotar equipamentos de segurança , com destaque para o capacete, que deve ser bem ajustado à cabeça e preso sob o queixo.

Para estimular o uso do capacete, cotoveleiras, joelheiras e luvas, uma dica é deixar o pequeno decorar os acessórios com adesivos e sempre lembrá-lo de como um tombo do passado poderia ter sido menos dolorido se ele estivesse equipado.

Na hora da compra, o ideal é levá-la junto para escolher o modelo mais adequado ao seu tamanho. Tomando estas medidas simples, você e seus filhos terão diversão garantida!

Nenhum comentário: