quinta-feira, 10 de maio de 2012

ENTENDENDO PEDAIS

Existem dois tipos de pedais: pedais de encaixe (clip) e pedais plataforma.








PEDAIS DE ENCAIXE
Os pedais de encaixe possuem um mecanismo com mola para prender o pé do ciclista. É necessário uma sapatilha especifica, que seja compatível ao sistema de encaixe.

O fato de manter os pés presos ao pedal, possibilita ao ciclista não somente empurrar o pedal, mas também puxá-lo no movimento da pedalada, simultaneamente. Isso possibilita um maior desempenho e eficácia na aplicação da força, consequentemente no desempenho da bicicleta.

Outra vantagem do clip é manter o ciclista preso em trechos técnicos, evitando que o pé escorregue dos pedais. Principalmente na lama.

A desvantagem dos clips é que algumas vezes o ciclista pode ficar preso na bike e não conseguir ter tempo de e por o pé no chão para evitar uma queda.

PEDAIS PLATAFORMA
Pedais do tipo plataforma são os mais populares e são utilizados desde os primórdios. Porém, atualmente esses pedais evoluíram, sendo mais leves, mais fortes e possuindo diversos pinos de metal para manter o pé fixo. Alguns pinos são removíveis ou substituíveis e também podem ter a altura alterada. Esses pinos podem ser altos e afiados, sendo recomendado usar caneleira em algumas modalidades para evitar acidentes mais graves.

FIRMA PÉ OU PRESILHAS
Existe ainda o que é popularmente conhecido como "firma pé", um tipo de utensílio com varias fivelas as quais mantém os pés presos no pedal. Não é recomendado seu uso, pois, diferente de pedais clips, essas fivelas não vão soltar em um caso de queda.

Nenhum comentário: