quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dica de Alimentação: Óleo de Coco e os benefícios para o ciclista


O óleo de coco vem se tornando uma nova febre no mundo das dietas e dos nutricionistas. O motivo dessa busca pelo extrato do coco é devido a vasta quantidade de benefícios que ele trás para a saúde. Os benefícios para atletas também são muitos, vejam porquê.
O consumo de gordura é fundamental para o funcionamento de nosso corpo. De acordo com a A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME) uma pessoa deve consumir 1g de gordura por kg/peso corporal, o que equivale a 30% do valor calórico total (VCT) da dieta.
De acordo com um artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, para os atletas, tem prevalecido a mesma recomendação nutricional destinada à população em geral, ou seja, as mesmas proporções de ácidos graxos essenciais, que são: 10% de saturados, 10% de polinsaturados e 10% de monoinsaturados.
Um problema do consumo de gordura é óleos vegetais é que em sua maioria, eles são ácidos graxos de cadeia longa, que se acumulam no corpo em forma de gordura.
A vantagem do óleo de coco
O óleo de coco é uma gordura considerada de cadeia média ou TCM (triglicerídeos de cadeia média), que de acordo com o artigo da RGNutrientram no metabolismo muito mais rápido e apresentam baixa capacidade de oxidação, tanto no ambiente quanto no organismo. Sendo assim, não representam um fator de risco cardiovascular e, ao contrário, podem exercer um efeito protetor.
Ele também aumenta o HDL (colesterol bom), regula a quantidade de lipídeos, protege o fígado contra os efeitos do álcool e aumenta a resposta imunológica do corpo contra diversos micro organismos e ajuda a emagracer.
Consumo de gordura para o ciclismo
Os carboidratos juntamente com os ácidos graxos (gorduras) são as principais fontes de energia durante esportes de longa duração, como o ciclismo. Muitas vezes os atletas se concentram na ingestão de carboidratos e esquecem da gordura.
O carboidrato fornece o suporte de glocigênio para o corpo durante esforços intensos, geralmente quando o batimento cardíaco está elevado. Já a gordura fornece energia quando a atividade de longa duração leve ou moderada e o batimento cardíaco fica em uma zona mediana.
Dessa forma, o consumo de gordura é muito importante para o desempenho do ciclista, já que é um substrato energético fundamental para que você faça esforço por um período prolongado.
Resumindo
O óleo de coco ajuda o ciclista das seguintes formas:
  • oferece uma melhora no sistema imunológico
  • oferece substrato energético para a atividade física
  • ajuda a manter o peso controlado
  • equilibra a quantidade de gordura no corpo
  • reduz os efeitos do álcool
  • aumenta o colesterol bom
  • diminui a oxidação do corpo
Forma de consumo
Hoje em dia o óleo de coco é encontrado em forma líquida ou em comprimidos. Uma vez que se consegue extrair somente 15ml de óleo por coco, o preço dele é um pouco elevadoNutricionistas indicam o consumo de 30/45ml por dia (2 a 3 colheres de sopa). Podendo ser colocado em saladas, diluído em leite, adicionado em sucos, vitaminas e etc.
Cuidado! Para quem não está acostumado, o consumo de 30/45ml por dia pode causar diarréia, nos primeiros dias. Comece com quantidades menores.
Referências:
  1. Artigo: Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde.
  2. RGNutri - Conhecendo o Óleo de Coco
  3. MundiTri: Óleo de Coco – A gordura do bem para atletas

Nenhum comentário: