sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas de Saúde: Cuidados com o sol


Infelizmente, para ciclistas dedicados, a exposição demasiada ao sol é inevitável. Aquele ditado que diz “se quer saber o quanto alguém esta treinando, é só ver a marca de sol”, demonstra exatamente essa exposição excessiva que enfrentamos durante os treinos.
O problema é que a exposição excessiva ao sol, pode causar sérios problemas de saúde, como a câncer de pele, que é um dos tipos de câncer que mais matam no mundo. Estudos indicam que o número de mortes devidas ao câncer de pele, dobraram nos últimos 30 anos.
Estudos da British Skin Foundation, analisou seis ciclistas durante uma competição de oito estágio. Os níveis de exposição a radiação solar, foi 30 vezes maior do que os níveis aceitáveis internacionalmente. O que fazer para se proteger?

Utilize muito filtro solar

Utilize sempre filtro solar. Sempre! Uma única vez que você esquecer de passar, pode causar sérios danos a sua pele, dependendo da duração de um treino. Outro fator é importante reaplicação, cerca de 80% do protetor sai com o suor durante a primeira hora, portanto, a cada duas horas reaplique o protetor.
Utilize um filtro solar com fator de proteção alto e em quantidade abundante. Todos os filtros solares são testados, utilizando 2mg para cada centímetro quadrado de pele, isso é bem mais do que a maioria das pessoas utiliza. Não se esqueça de regiões como orelhas, nuca e cabeça (se você for careca). Utiliza um fator de proteção de no mínimo 30, se for muito branco, 50.
Cubra seu corpo, utilize manguitos, ou camisas de manga comprida e óculos escuros (os olhos também queimam). Se sua roupa não tiver proteção UV, passe protetor por todo o corpo. Acredite, você pode ser queimar, mesmo estando de roupa.
Por mais que as crenças populares digam o contrário, pessoas negras também precisam de protetor solar. A pele negra sofre menos do que a branca com a radiação solar, uma vez que a melanina, resposável pela coloração da pele, absorve os raios UV e diminuem os efeitos nocivos da radiação. Só que não o suficiente para deixar a pessoa imune aos seus efeitos. Portanto, utilize protetor!

Fique esperto com as pintas

A detecção precoce, faz com que 95% dos casos de câncer de pele sejam curados. As pintas do seu corpo podem ser melanomas (tumores de pele). A Sun Awareness Campaign (Campanha de cuidados com o sol), recomenda que se procure por pintas irregulares, que mudem de tamanho, tenham bordas borradas, mudem de cor e tenham mais de 6mm. Se houver dúvidas, vá ao médico.
Fique atento também a manchas escamosas, no rosto, orelhas, nariz e mão, que durem mais de três meses, também é indicado a pessoa procurar um médico dermatologista.

Nenhum comentário: