quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os primórdios dos câmbios de bicicleta: Campagnolo Cambio Corsa

Galera, olha que legal! Esse foi um dos primeiros sistemas de marcha de bicicleta da história, o Cambio Corsa, que foi um câmbio da Campagnolo que funcionava com o revolucionário Quick-Release.
A grande invenção.
O Quick-Release, sistema que simplifica o aparafusar das rodas da bicicleta, inventado pela Campagnolo em 1930, é considerado uma das maiores invenções do ciclismo.
Antigamente os ciclistas tinham uma catraca de cada lado da roda. Uma pequena de uma lado (marcha pesada) e uma grande do outro (marcha leve). Quando chegavam ao pé da montanha, eles tinham que desparafusar a roda, inverter e parafusar de novo para trocar de marcha. No final da subida, tinham que repetir o procedimento.
Imagina o tanto que o quick-release facilitou a vida dos ciclistas.
Troca de marchas
Porém, somente 10 anos depois a marca conseguiu desenvolver um sistema de marchas que fosse compatível com o sistema de Quick-Release.
Em 1940 a Campagnolo lançou o “Cambio Corsa”. Um sistema de marchas que era compatível com o sistema de roda livre quick release.
O sistema era bastante simples. Uma fina haste de metal girava uma peça que empurrava a corrente para a catraca superior ou inferior.
Essa foto acima é a famosa imagem do ciclista Gino Bartali, trocando de marchas no Tour de France de 1948.
O sistema tinha 4 marchas, como as correntes da época eram bastante grossas, o espaço entre as catracas tinha que ser de 1/8 de polegada. O que só permitia essa quantidade de marchas para os cubos de roda livre.

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