terça-feira, 8 de maio de 2012

ENTENDENDO PNEUS

Existem pneus comuns e os de kevlar. Na verdade, o pneu não é feito de kevlar, o arame existente na banda para fixação do pneu ao aro é substituído por um fio grosso de kevlar, que torna o pneu "dobrável" e mais leve, pois o fio de aramida (kevlar) é mais leve que o de metal. Normalmente os pneus de kevlar pesam cerca de 15 a 20% menos do que seus irmãos de arame.

TPI
TPI ou threads per inch, nada tem a ver com o pneu ser ou não de kevlar. Um pneu é formado pela reunião de fios de nylon em sua carcaça, entrelaçados, que depois recebem uma camada de borracha. Pensem nos lençóis de sua casa. Não existem aqueles com 100 fios, 180 fios e até 200 fios? Nos lençóis, isto quer dizer que, a cada centímetro quadrado, 200 ou menos fios estão se entrelaçando (e quanto mais fios, mais caro o lençol). No pneu é a mesma coisa. TPI é o número de fios de nylon que se entrelaçam na carcaça do pneu a cada polegada quadrada.

Os pneus comuns, não de kevlar, normalmente possuem 66 TPI; os de kevlar, normalmente 120 TPI. É possível que um pneu sem ser de kevlar também possua 120 TPI, mas isso não é normal. Na verdade, as fábricas deixam o maior número de TPIs para seus pneus de alto nível, que já são caros por natureza, pela adoção do Kevlar no encaixe da banda. Voltemos, pois, aos TPI. O maior número de TPIs, assim como nos lençóis, aumenta o preço do pneu, pela maior utilização de material e dificuldade na fabricação. Como o pneu com menos TPI tem a mesma banda de rodagem daquele com mais TPI, fica fácil imaginar que o espaço que, no de alto TPI, é preenchido com um maior número de fios de nylon, no de menor TPI será preenchido com outra coisa. Que coisa é essa? Borracha. Os pneus com menos TPI, portanto, são mais "borrachudos" e, consequentemente, mais resistentes a furos e cortes. Afinal, onde existe um frágil fio de nylon nos de alto TPI, nos de pouco existe borracha.

Não é de se estranhar, pois, que pessoas reclamem que os de Kevlar furem mais que o comum. Os pneus "de Kevlar" são menos resistentes a furos e rasgos. Não é por outro motivo que algumas fábricas criam pneus de kevlar mais resistentes, onde o kevlar está não apenas no "arame" da banda, mas na banda em si, para melhor resistência a furos (a linha chama-se Armadillo). Qual a vantagem, então, do uso de um pneu de alto TPI (normalmente os que são de kevlar)? O peso menor, já ressaltado, é uma grande vantagem (pelo kevlar), mas não a maior delas. Na verdade, como o pneu de alto TPI possui mais fios e menos borracha em sua composição, ele é mais flexível. Sendo mais flexível, ele tem um ride completamente diferente do comum, entenda-se, muito mais confortável, já que ele se amolda melhor ao terreno. Outra vantagem, também, é a melhor tração, justamente pelo melhor amolde ao terreno.


DUREZA DA BORRACHA
Por falar em tração, TPI e kevlar também não tem nada a ver com "durometer" ou dureza da borracha. Quanto mais dura a borracha, mais o pneu dura, quanto mais mole, menos dura, mas mais traciona. Antigamente todos os pneus usavam borrachas duras. No início dos anos 90, foi colocado no mercado pneus muito bons, com borrachas muito moles, mas que acabavam mais rápido que um piscar de olhos (chamavam-se Umma Gumma). Hoje, nos pneus top de linhas, fábricas costumam usar borracha mais dura no centro, para melhor durabilidade, e mole nas laterais, para melhor grip em curvas.

PRESSÃO NOS PNEUS
É fato que uma maior pressão aumenta a rolagem, pois a área de contato com o solo se torna menor. Fato inquestionável? Bem, isso só é verdade em estradões, pois na trilha, a maior área de contato permite um menor desperdício e energia.

Numa trilha técnica, enquanto sua roda da frente estiver na linha, a de trás pode assumir qualquer direção que não faz diferença. Isso ocorre porque, parece óbvio, o controle está todo na frente. Ou seja, pneu grande é na frente, não atrás (o grande volume é grande volume de ar mesmo, não tem nada a ver com a largura do pneu), pois na frente o pneu não te "agarrará" pela maior rolagem, mas te dará maior controle e, de quebra, absorção de impactos.

SEM CÂMARA
Também há os pneus sem câmara de ar. A vantagem não está no peso, mas na menor pressão que se usa, o que aumenta a tração. Ah, existe também a vantagem de ele ser menos propenso a furos! Meia verdade. Na verdade, os pneus Tubeless costumam ser mais pesados e mais "borrachudos" e, consequentemente, furam menos. Meia verdade porque virou uma moda usar o "No Tubes" em pneus de kevlar levíssimos que se rasgam muito facilmente. E para rasgos, não tem stan dentro do pneu que segure. Mas a tecnologia Tubeless e No Tubes evoluíram muito e funcionam bem. A maior vantagem é poder usar menos pressão (maior conforto e controle) e não sofre furos snake bite. De qualquer forma, precisa levar uma câmara, em caso de emergência.

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