quarta-feira, 25 de abril de 2012

Suplementos Alimentares: Saiba como tirar proveito deles e melhore seu desempenho

Não tem nada de novo no uso de nutrientes específicos para um melhor desempenho atlético. Desde a Grécia antiga, os atletas faziam uso de determinados alimentos para obter melhores resultados nas olimpíadas!

O Glicodry é um repositor utilizado bastante pelos ciclistas

E, hoje em dia, não é diferente! A procura por suplementos alimentares entre os atletas e pessoas que buscam um melhor rendimento no esporte e academias é uma prática comum.
Os efeitos benéficos desses suplementos são reconhecidos apesar de não existirem muitos estudos sobre os possíveis efeitos colaterais quando usados em excesso. Para um melhor resultado sem riscos, é necessário que você tenha suporte de quem entende. Em Patos de Minas temos a Nutry Suplementos, que além de vender, eles auxiliam com dicas e recomendações, principalmente se você quer competir ou realizar pedais longos.
Confira alguns dos suplementos disponíveis no mercado e a sua função:
Suplementos Protéicos: Produtos ricos em proteínas, para completar as necessidades do esportista (que é superior as necessidades de pessoas sedentárias e não-praticantes de atividade física). Pesquisas confirmam a importância desse suplemento para a produção de massa muscular.
Whey Protein: É a proteína do soro do leite. Estes produtos possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos e cálcio. Pesquisas demonstram efeitos sobre a redução da gordura corporal, assim como a melhora do desempenho físico.
Albumina: Extraída da clara do ovo, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que fornece todos os aminoácidos essenciais) sendo muito importante para atletas que desejam realizar uma dieta hiperprotéica.
Aminoácidos: Produtos fornecedores de energia. Relacionados também à redução de fadiga em exercícios de longa duração.
BCAA: Leucina, Valina e Isoleucina: Aminoácidos essenciais (que o corpo não produz), que são abundantes nas carnes. Pesquisas sugerem que completar a dieta do atleta com BCAA ajuda a prevenir a queda do desempenho durante o exercício prolongado.
Creatina: Faz com que o corpo responda com maior velocidade a um menor esforço e período de tempo para atingir o resultado final. Funciona como importante reserva de energia e aumento da massa muscular.
Suplementos energéticos: Produtos constituídos principalmente por carboidratos, para alcançar ou manter o nível de energia necessário dos atletas.
Queimadores de gordura: Produtos utilizados para reduzir a gordura corporal pela ação termogênica.
Repositores hidroeletrolíticos: Bebidas com associação de carboidratos e eletrólitos (sódio, potássio, vitaminas e minerais) para reposição de água e minerais durante o exercício.
Barras Energéticas: São barrinhas compostas em grande parte por carboidratos, menos fibrosas que as comuns e ótimas para serem utilizadas durante e após o exercício. São de fácil absorção poupando parte do conteúdo muscular e diminuindo a fadiga.
Barrinhas Proteicas: Ideais para serem consumidas após o treino, têm função de recuperação muscular.
A nutrição é um fator fundamental se você quer otimizar seu desempenho atlético. A alimentação equilibrada ajuda a reduzir a fadiga, reparar lesões, garante energia e melhora a saúde geral.
Portanto, antes de fazer qualquer uso de suplemento nutricional é necessária uma avaliação detalhada, e o profissional capacitado para fazer esta avaliação é o nutricionista. E na Nutry você tem nutricionista a seu dispor.

Fonte: Nutrição em pauta e RG Nutri

Nenhum comentário: