terça-feira, 10 de abril de 2012

Regulagem da folga dos cubos das rodas

Saiba como manter os cubos em dia e sem folgas.

AS FOLGAS APARECEM DEVIDO AO DESGASTE NATURAL DE ALGUNS COMPONENTES DEPOIS DE ALGUM TEMPO DE USO. OS COMPONENTES QUE APRESENTAM MAIOR DESGASTE SÃO NAS PARTES QUE GIRAM (OS ROLAMENTOS) COMO NOS CUBOS DE RODA, NA CAIXA DE DIREÇÃO, NOS PEDAIS E NO MOVIMENTO CENTRAL. O CICLISTA DEVE ESTAR ATENTO, EXAMINANDO E RETIRANDO ESTAS FOLGAS PARA EVITAR QUE ESTES COMPONENTES SE DANIFIQUEM AINDA MAIS. O PROCEDIMENTO DE APERTO É SIMPLES E VALE A PENA INVESTIR E ADQUIRIR AS CHAVES NECESSÁRIAS PARA ELIMINAR ESTAS FOLGAS.

Cubo das rodas

Para checar a folga do cubo, segure a bicicleta com uma das mãos, enquanto que com a outra você balança a roda, bem devagar, à procura de algum “jogo”, alguma folga.

Gire a roda de 60º em 60º, procurando por folgas. A roda deve rodar justa e sem folgas no cubo. A presença, ainda que mínima, de alguma folga é sinal que o cubo necessita de ajuste.

Atenção: Se o cubo apresenta folga em apenas um ponto de verificação, é sinal de problemas e deve ser levado a uma oficina especializada para inspeção. Uma folga uniforme é um bom sinal e para ajustar você precisa de: chave para cubos de 13, 15 e 17 mm. 
Retire a roda da bike, em seguida retire a blocagem (apenas solte a porca e puxe fora o quick-release); 
Coloque a roda em uma mesa ou bancada. Nas mountain bike existe uma proteção de borracha, retire-a com as mãos; 
Com a chave 15 segure o cone e com a 17 segure a contraporca. Gire no sentido anti-horário a chave 17 e solte a contraporca; 
Em seguida aperte levemente o cone com a chave 15 para eliminar a folga; 
Aperte a contraporca com a chave 17, enquanto segura o cone com a chave 15. 

Atenção: Excesso de aperto pode danificar todo o conjunto do cubo. O aperto deve ser o suficiente para eliminar a folga. Após o aperto verifique se o cubo roda livremente, se ficou muito apertado, repita toda a operação e solte um pouco o cone.

Obs.: O mesmo procedimento se aplica para a roda dianteira, com a diferença que a medida da chave usada no cone é 13mm.

Dica: 
Gire lentamente o eixo e sinta se há alguma rugosidade ou imperfeição. Se houver, é sinal que pode haver sujeira dentro dos cubos, os cones podem estar danificados; 
A cada 6 meses os cubos devem ser abertos para uma revisão e troca de graxa. No caso das mountain bikes que sempre andam em trilhas esse período deve ser de 3-4 meses. Leve sua bike a uma oficina especializada para a execução do serviço. Após uma longa pedalada sob chuva forte ou submersão dos cubos durante travessias de rios, é importante levar a bike para uma revisão onde será trocada a graxa dos cubos, pois a água repele a graxa e neutraliza as suas propriedades de lubrificante; 
A graxa da marca Finish Line é muito boa, mas mesmo assim, também deve ser trocada após contato prolongado com a água; 
Para tirar folga de rodas com rolamento (por exemplo a Cross Max e a Cosmic), é necessário uma chave especial fornecida pelo fabricante das rodas. O processo de ajuste é mais fácil e não precisa tirar a roda da bike. Simplesmente aperte com a chave no sentido horário. 




Nenhum comentário: