sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE MOUNTAIN BIKE


SOBRE O ESPORTE:

Mountain Bike, traduzido literalmente como Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de lingua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou esporadicamente como BTT.
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.
Em Martins  atualmente o Mountain Bike vem se  destacando  pelo grande número de adeptos do ecociclísmo, onde praticamente todos os finais de semana nosso grupo de amigos pedalam pelo interior e arredores do município  e em toda a região buscando o alivio de stress diário e uma melhor qualidade de vida através da atividade física.
História
A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas.
Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos, conhecidos como balão, guidão reto, freios cantilever e trocadores de marcha; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na práctica do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977.
DICAS

Um exame de saúde é indicado, assim como para qualquer outra atividade física, já que você terá um desgaste praticando o mountain-bike. Não existe segredo! Um pouco de habilidade com a bicicleta, sempre revisada, um certo preparo físico, além do equipamento de segurança, luvas, óculos e capacete. Agora é só curtir a paisagem e o passeio, sempre respeitando seus limites. 


Fonte: fotografia hugocastelo.blospot.com

2 comentários:

BORA PEDALAR disse...

Gostei do blog, eu faço trilhas de bike se puder entra também no meu blog: http://borapedalaralagoas.blogspot.com

Trilheiros da Serra disse...

vALEU, ESTAREI SEMPRE LIGADO EM SEU BLOG PEGANDO NOVIDADES E DXANDO ALGUMAS PRA VOCÊS AI, VALEU ABRAÇO...